As mudanças que o mundo (nossa sociedade) sofre são constantes, logo os valores sociais são rapidamente transformados. Observa-se que as principais instituições: família, casamento, e a escola que norteiam a conduta do indivíduo cidadão assumem hoje conceitos "modernos" que dizem respeitar as diferenças e que são livres de preconceitos. É nesse contexto que o aluno está inserido, para que ele, o educando deve ser preparado, pois sendo um ser pensante e integrante desta sociedade deve ser capacitado para interagir no contexto do qual faz parte.
Para o discente a relação com a escola é fundamental para a formação de um cidadão capaz de atuar efetivamente na sociedade, auxiliado pelos conhecimentos experimentados dentro do contexto escolar.
Compreendemos que a escola deve auxiliar na formação de um sujeito crítico, ativo, participativo e consciente de seu papel na sociedade. Assim, nos comprometemos com uma pedagogia de caráter participativo, interativo, socializando a experiência que cada aluno já tem, a fim de favorecer o diálogo, a comunicação e a expressão de suas ideias.
Ressaltamos, também, a importância do planejamento como meio de tornar reais as aspirações da escola, bem como a contribuição da prática da avaliação contínua como parte integrante do ensino-aprendizado, a fim de mensurar a metodologia e os recursos utilizados, ou ainda verificar se os objetivos estão sendo alcançados.